sábado, 1 de fevereiro de 2014

Os piores canais da TV por assinatura

Hoje trataremos de um assunto bem delicado: os piores canais da TV por assinatura. É comum nesse ramo ouvirmos críticas genéricas para o serviço como um todo, dentre as mais comuns:  ”A TV paga do Brasil é horrível, custa uma fortuna é muito pior que a de qualquer país do mundo”; ou então aqueles que valorizam a TV paga americana, que por menos de U$ 100 ofereceria TV com quase todos os canais em HD, telefone e internet de mais de 50MB.
Será que é tudo ruim e da pior qualidade possível quando comparado ao resto do mundo? Acreditamos que não, até porque se não houvesse nada de bom esse blog não existiria e nem teria milhões de leitores todos os anos…
Este Post foi originalmente concebido em 2012 e atualizado em 2014
Se nem tudo é ruim, o oposto também é verdadeiro. Temos sim canais de sobra, que acabam agregando muito pouco para quase assinante nenhum, que gera custo para alguém (seja o assinantes, para anunciantes ou até mesmo para as operadoras), que não são segmentados e que mesmo assim não atraem atenção e nem audiência.




Em meu post original convidei os leitores para opinar quais eram os piores canais, desconsiderando aqueles 100% de comerciais (que não são em tese cobrados do assinante), por exemplo.

Como resultado tivemos os seguintes canais escolhidos pelos leitores como os piores da TV por assinatura:

TV Ra-tim-bum
Boomerang
Curta
FishTV
ID
Fox HD + Natgeo
Arte 1
Golf Channel
GNT
Comedy Central
Studio Universal
Off
Bio
WooHoo
Isat
Glitz
Euro Channel
SporTV 3
Disney XD
Disney JR
TBS
E!
Fox Life
Sony Spin
Multishow
Nossa opinião

Levando em conta os votos dados por vocês, nosso leitores, creio que tivemos muitas presenças que já eram praticamente certas em qualquer lista de piores. A curiosidade que observei olhando para ela, foi a questão de que os canais que substituíram outros, tendem a nunca embalar e dar a volta por cima. Notem:

ID – era o LIV, que era o People and Arts. Até hoje não espalhou sua versão em HD e conteúdo não é de fato investigativo;
Sony Spin – era o Animax;
Disney XD, era o Jetix, que era o Fox Kids;
Studio Universal – era por aqui o Hallmark
O mesmo vale para outros canais da lista acima. Notamos que talvez o motivo aqui seja a falta de investimento em conteúdo realmente novo e divulgação. Entendemos que as programadoras apenas mudam o nome da atração achando que isso seria o bastante para dar vida nova ao canal falecido – e aqui no Brasil isso NÃO FUNCIONA.

Canais Segmentados sofrem preconceito

Como já esperávamos, vemos na lista canais extremamente segmentados, que são hoje uma raridade que está quase sendo extinta. O brasileiro tende a querer quantidade de canais, apela por número. Quem gosta de esportes quer zilhões de opções nesse setor, da mesma forma quem gosta de filmes nunca acha demais uma nova opção.

Pois é. E é esse pensamento que canibaliza canais menores que lutam para sobreviver, seja transmitindo pescarias (como o Fish TV), ou desfiles de moda, como o Glitz. A falta de audiência contribui negativamente para a qualidade das atrações e nunca irá encorajar um concorrente “melhor” a arriscar em um mercado que não quer segmentação.

Já levantei por aqui antes a bandeira de que somos nós, e exclusivamente nós assinantes, os responsáveis por acabar com tais canais especializados e focados em assuntos exclusivos. Não poderemos reclamar disso depois.

Surpresas na lista

Alguns canais citados pelos leitores nos surpreenderam um pouco. O Multishow, GNT e OFF por exemplo, são canais Globosat que contam com um ótimo marketing e sempre se destacam quando o assunto é audiência. O Multishow e também a GNT sempre investem em produções próprias que fazem bastante sucesso.

Provavelmente seja uma questão específica de gosto de um nicho de público, não sabemos. Por tal motivo acreditamos que eles não merecem comparecer na lista de piores.

Conclusões finais sobre os piores canais

Para nós os piores canais são aqueles que apenas cumprem sua existência na Terra, sem novidades, sem divulgação, contentando-se em ficar sempre na mesma – muitas vezes vendo sua audiência despencando mês a mês até o fim definitivo.

Muitos canais dessa lista do fim de 2012 inclusive ou já acabaram ou foram expulsos de grandes operadoras. Casos recentes são o Boomerang, o Eurochannel e o Isat, que não devem seguir por muito tempo no ar, ao menos não no Brasil.

O nosso sonho antigo seria uma TV por assinatura sem intervalos comerciais, com filmes direto dos cinemas, preços mais camaradas, alta qualidade de som e imagem em todos os canais, conteúdo segmentado ao acesso de todos e pacotes personalizados à escolha do cliente.

Não é mesmo? Tememos por ver a Televisão acabar (ao menos como ele é hoje) e nem metade de nossos sonhos se terem se concretizado. Pois bem, o que temos para hoje é questionar, saber escolher e cobrar aqueles que pagamos todos os meses para que façam boas escolhas…

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